Auto da Barca do Inferno – Gil Vicente

Auto da Barca do Inferno

Auto da Barca do Inferno – Gil Vicente – O que acontece à alma depois da morte do corpo? É com esta interrogação que Gil Vicente, o pai do teatro português, constrói a sua peça satírico-cómica com pretensões moralizantes, em que se mostra o julgamento dos pecadores no pós morte. Este julgamento é feito à beira de um profundo braço de mar onde aguardam dois barqueiros: um que conduz a Barca da Glória (o Anjo), outro a Barca do Inferno (o Diabo). Por esse porto passarão diversas almas que irão expor o que fizeram em vida para se decidir assim em que barca têm direito a entrar.

O Auto da Barca do Inferno é um exemplo perfeito da sátira social de Gil Vicente aos costumes da sociedade portuguesa do século XVI, fazendo jus à fórmula latina «ridendo castigat mores» (a rir corrigem-se os costumes). Através de uma brilhante metáfora de um tribunal do pós morte, Gil Vicente põe a nu os vícios das diversas ordens sociais e denuncia a “podridão” da sociedade através das diferentes personagens julgadas, que, no fundo, não passam de arquétipos representativos das classes que integram.

Formato: ePub / Pdf

Tamanho: 131 Kb / 693 Kb

Auto da Barca do Inferno – Gil Vicente
ePub (https://tinyurl NULL.com/z4d7kva/2qoa7bwshz234wc/Auto_da_Barca_do_Inferno_-_Gil_Vicente NULL.epub/file) | Pdf (https://tinyurl NULL.com/z4d7kva/q3933li5odgfd8c/Auto_da_Barca_do_Inferno_-_Gil_Vicente NULL.pdf/file)


Compatilhe!




guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments